FAQ




Nesta página estão as perguntas mais frequentes que recebemos, quem sabe a sua está aqui?

Os Cursos do Portal Desperta Luz são presenciais ou à distância?

Todos os nossos cursos são 100% online, ou seja, à distância. O aluno estuda no horário e na frequência que desejar. A vantagem é que o aluno pode adaptar seu estudo à sua disponibilidade de horário, pode estudar aos finais de semana ou feriados se desejar, além de não precisar se deslocar até uma sede para estudar.

Quais são os recursos disponíveis para estudo?

Todos os cursos trazem na descrição do conteúdo os recursos disponíveis, que variam de acordo com a demanda do curso, como textos, vídeos, áudios, infográficos, ebook, formulários e/ou fichas para impressão, dependendo do conteúdo e do formato do curso. Recomendamos que sempre confira antes da compra os recursos disponíveis e os explore após adquirir o curso.

Como é feito o pagamento?

O pagamento dos cursos pode ser feito à vista, através de boleto bancário, Pix, Paypal, saldo do Hotmart ou parcelado no cartão de crédito. Neste caso o pagamento pode ser feito à vista ou parcelado. O número máximo de parcelas depende do valor do curso. Os cursos com valores mais altos podem ser  divididos em dois cartões. Todos os nossos cursos são pagos através do Hotmart, que faz a gestão dos nossos cursos.

Como recebo meu acesso ao curso?

O acesso é enviado para o e-mail cadastrado no ato da compra, por esse motivo é muito importante cadastrar o e-mail corretamente, caso contrário o acesso não chega. O e-mail de acesso chega em nome da HOTMART, site que hospeda nossos cursos. Basta abrir o e-mail e seguir as instruções. Também há uma página com as instruções de acesso aqui no site, e caso seu telefone celular esteja corretamente cadastrado no ato da compra, também é enviado o acesso por mensagem de texto. 

Quando recebo o acesso ao meu curso?

O acesso ao curso é enviado logo após a confirmação do pagamento. Se a compra for por cartão de crédito, Pix, Paypal ou saldo Hotmart, após a aprovação, costuma chegar em até 30 minutos. Se o pagamento for feito com boleto bancário, o acesso leva de 1 a 3 dias úteis após o pagamento para ser enviado. OBS: sábados, domingos e feriados não são considerados dias úteis.


E se eu perder o acesso ao curso, como faço?

Você pode acessar todos os cursos através da página disponível no menu aqui do site. O login é o email cadastrado no ato da compra e caso tenha esquecido a senha, basta clicar em "esqueceu a senha?" e aguardar até 10 minutos para a chegada do link de acesso em seu email. A senha precisa ter pelo menos  uma letra + 6 números para ser considerada válida. Se preferir receber o link de acesso direto ao curso, basta nos enviar um email para suporte@portaldespertaluz.com, especificando qual é o curso para o qual deseja o reenvio do link de acesso. Também há instruções de acesso aqui no site, na aba "acesso aos cursos".

Como são colhidos os depoimentos dos cursos?

No final de cada curso há um formulário para que o aluno deixe seu comentário, se desejar (é opcional). Todos os depoimentos estão arquivados para comprovar sua veracidade. 


Nos cursos com acesso garantido por 5 anos, o que significa isso?

Significa que o aluno pode acessar o curso quantas vezes desejar, mesmo após receber o certificado, com garantia mínima de acesso por 5 anos. 

Neste caso, serei cobrado anualmente?

Não, o pagamento é realizado somente uma vez.


Nos cursos com acesso limitado a 3 anos, o que significa isso?

Significa que, após o prazo de 3 anos, o acesso é automaticamente cancelado, sendo necessário pagar uma taxa de renovação se houver interesse em estudá-lo novamente, ou continuar os estudos. 


Tenho direito a certificado?

Todos os cursos dão direito a certificado. Os cursos de Terapias Holísticas, os de Coach Holístico, Mindfulness Master, Curso Prático de Feng Shui e Constelação Familiar Sistêmica dão direito a certificado com selo RDA - registro na Biblioteca Nacional reconhecido pela Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos, que deve ser solicitado por email após a conclusão do curso, e deve ser solicitado dentro do prazo de 2 anos. Porém, a qualquer tempo, o aluno pode emitir o certificado simples de participação na própria plataforma. Os demais cursos dão direito a certificado simples de participação. Consulte se o certificado é registrado para o curso escolhido no campo "Tem certificado?" da página de vendas curso. 

Como é realizada a emissão do certificado registrado?

Após a conclusão, o aluno precisa nos enviar um e-mail notificando a finalização, pois a plataforma não nos notifica. Para os cursos registrados há um quiz de avaliação de conhecimentos cujo aproveitamento mínimo precisa ser de 70% para solicitação do certificado, e o teste pode ser refeito. O certificado é enviado dentro do prazo de 48 horas após a notificação do aluno via e-mail. 

Como é enviado o certificado registrado?

O certificado é enviado para o e-mail do aluno. Adotamos esta forma por ser o meio mais prático e rápido de envio, além de evitar custos e transtornos. O certificado segue em formato PDF e pode ser impresso em impressora. Caso o aluno queira uma impressão de alta qualidade, pode enviar o arquivo para impressão em uma gráfica rápida, pois o arquivo é gerado em alta resolução.


Há algum custo para emissão do certificado?

Não, o custo da confecção e  registro - quando se aplica - já está incluído no valor do curso. Somente orientamos que o pedido da emissão do certificado aconteça tão logo o aluno finalize o curso.


Tenho um prazo para solicitar o certificado registrado?

Orientamos que o certificado registrado seja solicitado em até dois anos a contar a partir da data de efetivação da matrícula. 


E se eu começar o curso e não gostar, posso pedir a devolução do valor pago?

Sim. O Portal garante o reembolso do valor integral pago no curso caso não corresponda à expectativa do aluno, sem questionamentos, dentro do prazo de 7 dias corridos a contar da data do pagamento. Neste caso é preciso solicitar o reembolso nos enviando um e-mail para suporte@portaldespertaluz.com, ou através do suporte da Hotmart. É importante realizar a solicitação dentro do prazo citado, após este prazo a plataforma não possibilita mais o reembolso. Outra possibilidade é a troca do curso para outro de igual valor, bastando para isso, nos fazer a solicitação dentro do prazo de garantia (7 dias a contar da data de efetivação da compra).


Se eu fizer mais de um curso, tenho algum tipo de desconto?

Após se matricular no primeiro curso, o aluno tem acesso ao Programa de Fidelidade, que oferece descontos e bônus especiais para alunos.


Se eu precisar falar com vocês, como faço?

Estamos à disposição no endereço suporte@portaldespertaluz.com, nosso canal oficial de atendimento.  Pedimos um prazo de até 24 horas para responder, porém costumamos enviar um retorno tão logo seja possível. Também estamos disponíveis no WhatsApp 41-984381501 ou no perfil @despertaluz do Instagram. Para certificados, o prazo de emissão é até 48 horas. Considere o prazo de resposta por email de segunda a sábado, das 9 h às 19 h.

Como eu faço para tirar dúvidas?

Nosso canal de atendimento oficial é via email. Basta enviar sua dúvida para suporte@portaldespertaluz.com, especificando referente a qual curso é, e se for o caso, em qual tópico está sua dúvida. A professora responderá dentro do prazo de resposta mencionado no tópico anterior. 


Os cursos são registrados no MEC? Quais são os credenciamentos do Portal?

Nossos cursos são dispensados de registro no MEC, por entrarem na categoria de cursos livres. Nossos cursos com certificado registrado tem registro na Biblioteca nacional e são reconhecidos pela Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos, ao qual somos filiados e ao qual encaminhamos o conteúdo curricular que disponibilizamos. Para quem ainda tem dúvidas sobre a legitimidades dos nossos cursos, clique --> AQUI para ler uma postagem bastante esclarecedora publicada pelo Hotmart.


Como posso verificar o registro dos cursos que são registrados?

1. Acesse o site www.rda.org.br
2. Clique em "o que você procura".
3. Clique em "Cursos registrados".
4. No campo "Nº do registro", coloque o número do selo que consta no curso. 
5.Clique em "buscar" e role a tela para baixo para conferir o registro.


Como posso verificar o registro do meu certificado?

1. Acesse o site www.rda.org.br
2. Clique em "o que você procura".
3. Clique em "Certificados registrados".
4. No campo "Nº do registro", coloque o número do selo que consta no seu certificado. 
5.Clique em "buscar" e role a tela para baixo para conferir o registro.


Tenho alguns cursos que fazem parte do Curso de Terapeuta Holístico ou Bioterapia Holística, porém, fiz em outra instituição. Eles são válidos para eu solicitar um destes certificados?

Não. Para solicitar um dos dois certificados, é preciso fazer todos os cursos conosco (individualmente, ou nos pacotes), uma vez que o conteúdo e a metodologia costumam ter diferenças, e o conteúdo registrado na Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos para a emissão dos nossos certificado é o que nós oferecemos. 


Os certificados registrados contam como horas em instituições de ensino como Universidades e para concursos?

Nossos cursos são livres e não entram no currículo de formação acadêmica ou concursos. O registro serve como horas para credenciamento em órgãos voltados para Terapeuta Holísticos e Coachs Holísticos, como a Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos, com a qual trabalhamos.


Como é o certificado?

Este é o modelo padrão do nosso certificado registrado, as informações variam de acordo com o curso/carga horária/nome, bem como o número do registro do selo RDA, que é individual. Os cursos que oferecem certificado simples de participação de modelo similiar, porém sem os selos de registro e sem os campos de assinatura. (nos campos marcados com xxx colocaremos o nome do aluno)